sexta-feira, 25 de março de 2011

A quarta-feira de cinzas – Como podemos nos sentir depois do Carnaval


Estamos às vésperas da maior festa popular brasileira, o carnaval. Pode ser considerado proveniente historicamente das festas pagãs da Grécia antiga em honra a Dioniso (deus grego da fertilidade, danças ritualísticas e misticismo).
Com o tempo as festas perderam o vínculo com o passado, tornando-se bem diferente da antiga atração pela arte, beleza e boa música.
O carnaval pode ser considerado uma festa coletiva, em que todos estão autorizados (inconscientemente) aos excessos.
O caso é que decorremos o ano todo vivendo dentro dos limites, seguindo regras para nos preservarmos e não prejudicarmos o próximo. E , de repente, “tudo pode”! E essa não é só a questão além de poder, se pode de forma extremamente “intensa”. Dessa forma, adultos e adolescentes, perdem o sentido de responsabilidade e se lançam na festa do “vale tudo”.
A questão é que o pós-carnaval pode deixar seqüelas algumas vezes até irreversíveis como no caso de doenças sexualmente transmissíveis ou ainda uma gravidez indesejada. Além de também atingirmos questões psicológicas.
As sensações que podem surgir depois da folia, podem durar por um tempo indeterminado, gerando um vazio, uma angústia, desvalorização, entre outros sentimentos. Que podem durar e nos prejudicar por um tempo muito maior.
É importante não esquecermos que são quatro dias para nos divertirmos, aproveitarmos a festa, mas sem atitudes inconseqüentes e exageradas. Buscar oportunidades de satisfazer nossos desejos é nosso direito, contudo, descobrir como vivê-los de modo saudável e duradouro é a atitude que precisa ser ressaltada, não exclusivamente nos dias de grandes comemorações, mas a cada dia de nossa existência. Pense bem e não aja tão impulsivamente, viva o carnaval de forma consciente, para o seu bem físico e psíquico.
Daniela Aparecida da Silva Chagas
daniela@clinicaequillybryo.com.br
www.clinicaequillybryo.com.br
(11) 2771-8729 / 9515-2554
Psicóloga - CRP: 06/95344
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário