sexta-feira, 25 de março de 2011
Bullying
Bullying é um termo em inglês que descreve atos de violência física e/ ou psicológica. Através do poder ou da força o agressor intimida, exclui, implica ou humilha a vítima.
As atitudes agressivas geralmente são praticadas sem motivos evidentes, pelo indivíduo ou por um grupo de forma intencional e repetitiva.
Essa prática abrange difamações, apelidos pejorativos, ameaças, preconceitos e perseguições. Causa dor, angústia e desequilíbrio emocional nas vítimas, que na maioria das vezes são submetidas aos maus tratos, a desigualdade de poder e ao constrangimento público.
As principais consequências desta vivência são as dificuldades no processo de socialização e de aprendizagem, assim como a interferência na saúde psíquica. Ainda na fase adulta são identificados traumas relacionados aos sentimentos negativos sofridos, podendo comprometer na auto-estima e nas relações afetivas, profissionais, familiares e sociais.
Assim como a vítima, o agressor também precisa ser direcionado para um profissional ajudá-lo a identificar os motivos que o fazem manter esse comportamento, chamar atenção e manipular. Com o acompanhamento psicológico poderá perceber que existem outras formas de expressar seus sentimentos, de uma maneira mais saudável.
É importante que a sociedade conscientize as novas gerações, principalmente os pais e professores que convivem a maior parte do tempo com as crianças ou jovens precisam estar atentos, para não ignorarem esses acontecimentos, por acharem que se trata apenas de uma fase, onde as “brincadeiras de mau gosto” ocorrem somente devido a imaturidade.
Se nos empenharmos nesse desafio conseguiremos educar e prevenir que maiores danos sejam causados.
Talita Cristina da Silva Oliveira
talita@clinicaequillybryo.com.br
www.clinicaequillybryo.com.br
(11) 2771-8729 / 8093-7362
Psicóloga - CRP: 06/95345
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário