sexta-feira, 16 de julho de 2010

Orientação Vocacional


O momento de escolha profissional é muito conflituoso para os adolescentes, devido ao fato de estarem também em um processo de construção da própria identidade.
A adolescência é um período de transição, adaptação e ajustamento. Outro fator relevante é que existem diferenças entre as pessoas, e devido a isto, a Orientação Vocacional (OV) se torna importante e necessária, pois trabalha em torno do sujeito, contribuindo para que escolha uma profissão relacionada com suas habilidades e subjetividade.
Geralmente o jovem procura Orientação Vocacional porque está preocupado com seu futuro. O método utilizado visa promover e auxiliá-lo na escolha da sua carreira profissional, através da tomada de consciência e da autonomia.
A Orientação Vocacional proporciona ao indivíduo a obtenção do maior número de dados sobre as profissões de interesse, raciocínio e planejamento de como será possível conquistar a carreira almejada, aponta que surgirão obstáculos na escolha e promove embasamento para o adolescente estar preparado para enfrentá-los.
Este trabalho pode ser feito individual ou em grupo e tem por objetivo: auxiliar na escolha profissional mais assertiva, discutir valores pessoais e sociais, a importância da carreira e sua necessidade.
Valoriza a visão que o estudante tem sobre si, quais pontos são considerados importantes, se sabe lidar com aspectos negativos; avalia-se a criatividade, a postura e a comunicação.
Analisa-se também as expectativas de cada estudante quanto ao seu futuro e enfatiza-se que a construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente.
Pode-se também ser realizado um trabalho sobre a influência dos familiares na escolha profissional e as habilidades necessárias para exercer a profissão escolhida.
Fazer escolhas não é empreitada fácil, é um processo difícil que requer um direcionamento que tenha significado porque, a partir de uma escolha, se está abrindo mão de outras oportunidades, que talvez em outro momento podem também ser escolhidas, mas para toda escolha há inevitavelmente a perda de outra oportunidade, e para tudo isso é necessário uma elaboração.
Portanto, pode-se falar que toda escolha ativa um conflito interno que pode ter grande intensidade a ponto de gerar tensões e stress, e muitas vezes, se fica tão mobilizados por estes conflitos, que o caminho que se deve seguir se torna ainda mais difícil de ser decidido.
Então é necessário compreender estas dificuldades que estão gerando conflito e que podem bloquear as decisões. Refletindo sobre o que significa esta escolha profissional, chega-se ao ponto chave que são as crenças e valores que nos trazem indecisões, tendo como foco buscar o autoconhecimento para proporcionar uma escolha consciente e acima de tudo responsável.

Talita Cristina da Silva Oliveira
talita@clinicaequillybryo.com.br
www.clinicaequillybryo.com.br
(11) 2771-8729 / 8093-7362
Psicóloga - CRP: 06/95345

Nenhum comentário:

Postar um comentário